Ouvintes:
Ouvintes Top:
Emissões ao vivo em FM 100.4Mhz Música: Top Rádio
Cerca de 20 monitores comunitário da Rede Oeste Africana para Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (WANEP-AGB), foram capacitados esta quarta-feira, em Bissau, sobre alerta precoce da organização sub-regional.
A sessão de capacitação que decorreu na sede da WANEP-GB, visa reforçar as capacidades dos monitores comunitários, para melhor engajamento no alerta precoce, mas sobre tudo na definição de uma estrutura de coordenação pragmática e eficaz na execução de um plano de trabalho em conjunto com o Centro Nacional de Coordenação do Mecanismo do Alerta Precoce da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
No seu discurso na abertura dos trabalhos, a Coordenadora da WANEP-GB, Denise Cabral Indeque, apelou aos monitores para identificarem as fontes de violações dos direitos humanos e a contribuição para a sua atenuação no país.
“Em outras palavras, devemos dar respostas através de um mecanismo estruturado de acompanhamento permanente, liderado por uma equipa aqui presente qualificada e sensível à paz social e aos direitos humanos, tendo como compromisso a promoção do alerta precoce e a resposta para proteção dos direitos humanos na Guiné-Bissau”, disse.
“A vossa missão principal enquanto monitores é informar a opinião pública nacional e os decisores políticos sobre as opções e as estratégias de resposta e de antecipar desafios em termos de segurança”, afirmou Denise Cabral Indeque.
Dirigindo aos monitores comunitário, Indeque afirma que o alerta precoce hoje em dia é associada à segurança de proximidade, que requer a participação de governos e sociedade civil para fazer face à ‘complexidade de desafios’, nomeadamente o terrorismo, o crime organizado e problemas transnacionais como o roubo de gado transfronteiriço.
A Coordenadora da WANEP-GB lembrou que a situação sociopolítica do país carateriza-se por um aumento de conflitos alimentados por interesses políticos, económicos e sociais, criando múltiplos desafios ao Estado, em particular ao Governo, à sociedade civil e aos parceiros técnicos e financeiros.
Neste sentido, Cabral diz que as dinâmicas destas crises políticas recorrentes tornaram-se mais complexas e afetaram gravemente a sociedade, servindo sobretudo como vetores de disseminação de discursos de ódio e de divisões étnicas e mesmo religiosas.
A WANEP-GB tem trabalhado na promoção da participação inclusiva e o desenvolvimento, ao mesmo tempo que fomenta a boa governação e a democracia através de toda a África Ocidental.
Por: Redação
Por: mileniofm
Receba notícias da Milénio FM 100.4Mhz.
A sua subscrição foi efetuada com sucesso.
Ao sintonizar "Global Talk", os ouvintes são convidados a embarcar numa viagem pelo panorama internacional, onde podem ouvir debates estimulantes e análises profundas sobre os desafios e as oportunidades que moldam o nosso mundo. Com uma abordagem abrangente e inclusiva, este programa promove o diálogo e a compreensão entre diferentes perspetivas, contribuindo para uma visão mais ampla e informada da realidade global.
close1
LIL AS
© Milénio FM - Com todos os deiretos reservados. Designed by: TuduTicket, LDA
Comentários (0)