play_arrow

keyboard_arrow_right

Ouvintes:

Ouvintes Top:

skip_previous skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
  • play_arrow

    Emissões ao vivo em FM 100.4Mhz Música: Top Rádio

Sociedade

UE PROMETE APOIAR GUINÉ-BISSAU NA DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA

todayMaio 10, 2024 35

Background
share close

A União Europeia (UE) promete apoiar o executivo da Guiné-Bissau na diversificação da sua economia, nomeadamente no melhoramento das condições de acesso a mercados de alto rendimento e infraestruturação do país, sem esquecer o apoio em termos de acesso à saúde e à educação.

A informação foi tornada pública pelo embaixador da UE na Guiné-Bissau, Artis Bertulis, no seu discurso do “Dia da Europa”, esta quinta-feira, dia 09 de maio, na delegação da União Europeia em Bissau.

“Nas nossas ações futuras, continuaremos focados em alguns dos nossos objetivos, em particular em apoiar o executivo da Guiné-Bissau na diversificação da sua economia, em melhorar as condições de acesso a mercados de alto rendimento e à infraestruturação do país, sem esquecer o apoio em termos de acesso à saúde e à educação”, declarou Artis Bertulis.

Na ocasião, Bertulis reiterou o compromisso pessoal na implementação efetiva na Guiné-Bissau do “Global Gateway”. Trata-se de um projeto europeu, criado pela UE para ajudar países em desenvolvimento. Visa reduzir o défice de investimento a nível global e impulsionar ligações inteligentes e seguras nos setores das infraestruturas, da energia, do digital e dos transportes, bem como da saúde e da educação.

Falando na presença do primeiro-ministro, Rui Barros e alguns membros do governo, Bertulis reafirmou o compromisso “inabalável da UE em apoiar o país na obtenção da certificação dos seus produtos haliêuticos para exportação para o mercado da União Europeia.

“Saliento o desmedido trabalho que temos vindo a fazer para reforçar a nossa parceria no domínio das pescas, que, estou seguro, trará resultados positivos e visíveis muito em breve”, disse.

“Reafirmo o compromisso inabalável da UE em apoiar a Guiné-Bissau na obtenção da certificação dos seus produtos haliêuticos para exportação para o mercado da União Europeia. Sabemos da importância estratégica desta medida para a Guiné-Bissau e é por isso que nada nos deterá nesta missão comum”, afirmou Bertulis.

O diplomata da UE, que chegou à Guiné-Bissau em 2022, realçou ainda o Programa Ianda Guiné, implementado no país graças ao apoio da UE e que resultou num investimento de 44 milhões de euros.

Na sua intervenção Rui Barros lembrou que a UE tem mantido ao longo dos últimos 48 anos uma parceria sólida com a Guiné-Bissau que se tem traduzido num abrangente programa de cooperação baseado no desenvolvimento humano, crescimento verde, setores produtivos, estabilidade e boa governação.

“Contamos visitar brevemente alguns projetos financiados pela UE e prestes a serem concluídos, contribuindo de forma clara e substancial no processo de desenvolvimento do nosso país. O executivo da Guiné-Bissau considera a UE uma parceira privilegiada e tem acarinhado esta cooperação, que ao longo dos últimos anos tem conhecido um significativo avanço com o alargamento dos seus horizontes”, disse.

Barros, que chefia este governo da iniciativa presidencial, reafirmou a firme determinação da Guiné-Bissau em estreitar os laços de cooperação entre a Guiné-Bissau e a UE.

Bertulis aproveitou esta cerimónia para anunciar que nas próximas semanas a UE vai inaugurar a Central Solar de Bolama. Financiada pela UE, cofinanciada por Portugal, implementada pela TESE em cooperação com a Pró-Bolama, será a maior central solar da Guiné-Bissau.

Além das personalidades guineenses, a cerimónia do Dia da Europa foi assistida por vários embaixadores acreditados na Guiné-Bissau.

O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman », que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus.

Por: Redação

Por: mileniofm

Avaliar

Comentários (0)

Deixar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


0%