Ouvintes:
Ouvintes Top:
Emissões ao vivo em FM 100.4Mhz Música: Top Rádio
O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau (LGDH), Bubacar Turé, afirmou hoje que o triunfo da Democracia e do Estado de Direito no país, só podem ser alcançados com a existência de uma imprensa “forte, corajosa, independente e imparcial”.
“Na democracia a imprensa tem o poder e a legitimidade de contestar o poder político, através do escrutínio permanente das suas atuações, com base nos critérios de objetividade, da verdade, da transparência e legalidade. Aliás o triunfo da democracia e do Estado de Direito, só podem ser alcançados com a existência de uma imprensa forte, corajosa, independente e imparcial”, afirmou Bubacar Turé.
Turé falava na abertura do seminário em Ética Jornalística e Instrumento de Monitorização de Ética Jornalística, na qual lembrou aos jornalistas que um facto é só notícia quando observa os critérios da noticiabilidade tais como a verdade e o interesse público.
Segundo a explicação do presidente da LGDH, a observância dos critérios éticos e deontológicos significa saber distinguir as fronteiras entre a liberdade de imprensa e os direitos e liberdades fundamentais de cidadãos.
“A observância de ética e deontológica no jornalismo significa também, promover o pluralismo e o contraditório nas notícias. Pois, o pluralismo deve estar na mente de cada um de nós, deve fazer parte da nossa cultura e deve ser observado no nosso quotidiano, mas ficará irremediavelmente comprometido se na prática, não for observado pelos próprios órgãos de comunicação social”, disse.
Igualmente o advogado de profissão, Turé afirma que o pluralismo é um ato de cultura cuja observância e respeito tem a ver com certa tradição, com os valores cultivados e dominantes na sociedade, com o grau de formação, assimilação e a qualidade profissional dos jornalistas, respeitando as regras éticas e deontológicos.
Presidindo a cerimônia de abertura dos trabalhos, o Diretor-Geral do Ministério de Comunicação Social, Carlos Emerson Gomes, assegura que o Ministério da tutela defende a continuidade do aprofundamento da formação em ética aos profissionais da comunicação social para evitar incidentes de reportagem antiética por jornalistas e organizações de media na Guiné-Bissau.
Neste sentido, Emerson Gomes saudou a Média Foundation West África que colocou a elevação e valorização da formação, monitorização e reportagem de incidentes de reportagem antiética por jornalistas e organizações de classe média.
“Ao apresentar a formação, deixo claro que o propósito não é falar só da reportagem de incidentes antiética por jornalistas, queremos falar do papel da nossa comunicação social na construção do Estado Democrático e de Direito. Não faremos avaliação alguma, os jornalistas sabem o que nós temos, vamos falar, sobretudo da nossa contribuição sobre o que devia ser a nossa comunicação social, seja ela pública ou privada”, acrescentou.
Gomes, que é jornalista de profissão, diz que a formação é para contribuir para o jornalismo ético, democrático e de direito, bem como promover o cumprimento das obrigações constitucionais pelos órgãos de comunicação social e pelos jornalistas.
A sessão de formação, que decorrerá durante dois dias, é organizada pela Média Foundation West África, no âmbito da promoção da liberdade dos média e acesso à informação de qualidade na Guiné-Bissau.
O encontro da capacitação juntou mais de 20 jornalistas dos diferentes órgãos da comunicação social do país e foi ministrado pelo jornalista português, Nuno Andrade Ferreira, radicado em Cabo-Verde.
Redação
Por: mileniofm
Receba notícias da Milénio FM 100.4Mhz.
A sua subscrição foi efetuada com sucesso.
Parlamento culturalescuta e descuta, é importante saber daquilo que transforma as nossas vidas Milénio FM frequência cultural. Curabitur id lacus felis. Sed justo mauris, auctor eget tellus nec, pellentesque varius mauris. Sed eu congue nulla, et tincidunt justo. Aliquam semper faucibus odio id varius. Suspendisse varius laoreet sodales.
close1
LIL AS
© Milénio FM - Com todos os deiretos reservados. Designed by: TuduTicket, LDA
Comentários (0)