play_arrow

keyboard_arrow_right

Ouvintes:

Ouvintes Top:

skip_previous skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
  • play_arrow

    Emissões ao vivo em FM 100.4Mhz Música: Top Rádio

Sociedade

“A LIBERDADE DE IMPRENSA É VISTA NA GUINÉ-BISSAU COMO INIMIGA DA GOVERNAÇÃO”, AFIRMA ANTÓNIO NHAGA

todayMaio 3, 2024 19

Background
share close

O Bastonário da Ordem dos Jornalistas do país, António Nhaga, afirmou hoje, em Bissau, que a liberdade de imprensa é vista na Guiné-Bissau como “inimiga da governação” pelos sucessivos governos que motivou o espancamento dos jornalistas e a vandalização da Radio Capital FM por duas vezes.
“Nós ainda estamos muitos a quem de expectativa do exercício da liberdade de imprensa”. A liberdade de imprensa é vista na Guiné-Bissau como inimiga da governação e sucessivos governos do país não tem sido um comportamento e um bom exemplo sobre a questão da liberdade de imprensa que motivou espaçamentos dos jornalistas e a distribuição do órgão da comunicação social”, afirma António Nhaga.

“A imprensa como um instrumento da democracia está muito longe de desempenhar o seu papel, por isso, uma data como essa para recordar o governo da Guiné-Bissau a sua responsabilidade para com a liberdade de imprensa”.

Nhaga falava aos jornalistas no Fórum Nacional Público para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa de 2024, num dos hotéis em Bissau, sob tema: “Salvaguardar a Liberdade de Expressão para a Consolidação Democrática na Guiné-Bissau”
Durante cerimônia da liberdade de imprensa que contou com a participação dos vários profissionais de comunicação social, incluindo do Embaixador da União Europeia, Artis Bertulis, o Sindicato Nacional dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social (SINJOTECS) apelou a Presidência da República promulgar a Lei da Carreira Profissional dos Jornalistas.
Confrontado com a situação, o Bastonário da Ordem dos Jornalistas, congratulou-se com a chamada de atenção do SINJOTECS, lembrando a Presidência de República que os jornalistas presença desta da carteira da profissão.

“Nós estamos juntos nesta luta há muitos anos e, sobretudo, para pedir ao atual Presidente que promulgue a carteira profissional, porque nós precisamos de isso para exercício da profissão no sentido de termos acesso às fontes das informações”, lembrou.

O Fórum Nacional Público para assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa de 2024, foi organizado pela Media Foundation For West Africa em colaboração com o SINJOTECS. Durante a cerimônia foi apresentado o Quadro Nacional Abrangente para a Segurança dos Jornalistas na Guiné-Bissau.


O documento visa melhorar a liberdade de imprensa, a segurança dos jornalistas e combater a impunidade dos crimes contra estes profissionais no país.
O mundo assinalou hoje, o Dia da Liberdade de Imprensa que foi dedicada a importância do jornalismo e da liberdade de expressão no contexto da atual crise ambiental.

No seu discurso para assinalar a data, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou que as pessoas precisam saber e os jornalistas e os profissionais dos meios de comunicação social têm um papel fundamental na sua informação e educação.

Por: Redação

Por: mileniofm

Avaliar

Comentários (0)

Deixar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


0%