Ouvintes:
Ouvintes Top:
Emissões ao vivo em FM 100.4Mhz Música: Top Rádio
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), promove durante todo o dia de hoje, em Bissau, o Workshop nacional de consulta estratégica no âmbito da elaboração do novo quadro de programação para Guiné-Bissau (CPP 2022-2026).
O documento analisado num dos hotéis de capital Bissau pelos quadros ligados ao Ministério da Agricultura é a ferramenta planeamento e programação que define a Estratégia da Agência em ações alinhadas com as prioridades da Guiné-Bissau.
No seu discurso da abertura dos trabalhos, o Encarregado de Programas da FAO, Mário Reis, assegura que o objetivo desta consulta é incluir a visão dos principais atores da Guiné-Bissau no desenho da Teoria de Mudança (TDM) do novo CPP, que também deve fluir do UNSDCF 2022-2026 e ser alinhado com as prioridades nacionais.
“O processo de consulta irá apoiar a tradução das prioridades estratégicas da FAO e as opções de desenvolvimento na Guiné-Bissau em ações alinhadas com os objetivos nacionais”, disse.
De acordo com recentes reformas no Sistema das Nações Unidas este instrumento tem de estar plenamente integrado no Quadro de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável para a Guiné-Bissau, ou seja, baseado na avaliação comum do país, na teoria de Mudança e nas prioridades estratégicas retidas, neste quadro geral de cooperação.
Neste sentido, Reis, afirmou esta quinta-feira, em Bissau, que a Guiné-Bissau tem todas as condições naturais para ser um país livre da “fome e da pobreza”.
Na sua breve intervenção, Reis lembrou as autoridades nacionais que para acabar com fome e pobreza é preciso promover investimento responsável na agricultura e, na transformação dos sistemas alimentares para alcançar o desenvolvimento sustentável e a modernização.
“Um investimento responsável na agricultura e sistemas alimentares é aquele que contribui para um desenvolvimento sustentável, melhora a segurança alimentar e nutricional, e respeita os direitos humanos, mas sempre garantindo um retorno sobre o investimento para o empreendedor. Um investimento responsável tem em conta os aspectos ambientais, sociais, de governação, de éticas, cultural e territorial”, acrescentou.
Falando na presença do Diretor Geral da Agricultura, o Encarregado de Programas da FAO, reiterou a disponibilidade da organização das Nações Unidas em continuar à colaborador com o Executivo da Guiné-Bissau e demais parceiros técnicos e financeiras dentro do quadro do seu mandato e competência, para o desenvolvimento económico e realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Abertura dos trabalhos Workshop Nacional de Consulta Estratégicas para a Elaboração do Novo Quadro de Programação, foi presido pelo Diretor Geral da Agricultura, Júlio Malam Indjai.
Tendo chegado ao fim o antigo quadro de programação por país (CCP 2018-2023, torna necessariamente urgente formular o novo quadro de programação, que, de acordo com as novas diretrizes e orientações decorrentes das reformas em curso no Sistema das Nações Unidas, deve ser sincronizado e baseado na Avaliação Comum dos Países das Nações Unidas, na sua Teoria da Mudança (TOC) e nas prioridades estratégicas retidas no UNSDCF 2022-2026.
Por: Redação
Por: mileniofm
Receba notícias da Milénio FM 100.4Mhz.
A sua subscrição foi efetuada com sucesso.
Dos jogos emocionantes às histórias fascinantes dos locais desportivos, mergulhe no mundo do desporto como nunca antes. Todos os sábados e domingos, uma visita única espera por si na sua rádio favorita!
close1
LIL AS
© Milénio FM - Com todos os deiretos reservados. Designed by: TuduTicket, LDA
Comentários (0)