play_arrow

keyboard_arrow_right

Ouvintes:

Ouvintes Top:

skip_previous skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
  • play_arrow

    Emissões ao vivo em FM 100.4Mhz Música: Top Rádio

Saúde e Bem-estar

Brasil e Guiné-Bissau estão de mãos dadas no combate ao HIV e à SIDA

todayMarço 6, 2024 7 5

Background
share close

Para este efeito, uma delegação guineense composta por quatro elementos e liderada pela secretária nacional da luta contra a SIDA, Fatoumata Diaraye Diallo, deslocou-se ao Brasil numa missão de quatro dias. Os representantes dos dois países desenvolverão projetos ligados à prevenção e resposta ao HIV, à SIDA, à tuberculose e às ISTs.

Durante esta semana, técnicos dos dois países realizarão diversas atividades destinadas à elaboração de um projeto dividido em quatro eixos:

1º – Prevenção comunitária ao HIV, à SIDA e à tuberculose.
2º – Prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatites virais.
3º – Gestão e fortalecimento das áreas transversais para resposta ao HIV e à SIDA.
4º – Fortalecimento técnico na resposta ao HIV.

A ocasião serviu para o diretor do Dathi, Draurio Barreira, apresentar o Programa Brasil Saudável, lançado em fevereiro deste ano com o objetivo de eliminar infecções e doenças determinadas socialmente.

“No Brasil, estamos comprometidos com a eliminação das doenças de determinação social como problemas de saúde pública.

Esse é um grande desafio, considerando um país de dimensões continentais, com mais de 211 milhões de habitantes”.

Draurio explicou ainda que a cooperação poderá contribuir com as ações dos dois países. “A efetividade da cooperação se materializa quando os dois lados podem se beneficiar do trabalho realizado.

Ainda enfrentamos dificuldades como a desigualdade no acesso aos serviços de saúde e temos, a partir do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), buscado desenvolver estratégias eficazes para garantir uma cobertura abrangente e equitativa em todo o país e para todas as pessoas”.

O encontro profissional se enquadra no âmbito da consolidação do projeto de cooperação técnica bilateral entre Brasil e Guiné-Bissau. É importante mencionar que, há um ano, uma missão de prospecção do governo brasileiro deslocou-se à Guiné-Bissau com o objetivo de analisar o cenário para repactuar o projeto “Fortalecimento do Combate ao HIV e à SIDA na Guiné-Bissau”.

Por: mileniofm

Avaliar

Comentários (0)

Deixar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


0%