play_arrow

keyboard_arrow_right

Listeners:

Top listeners:

skip_previous skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
  • play_arrow

    Emissões ao vivo em FM 100.4Mhz Música: Top Rádio

Desporto

Qualificação Mundial 2026: Guiné-Bissau Vence Djibuti E Soma Quatro Pontos

todayApril 3, 2020 52 4 5

Background
share close

A Guiné-Bissau somou esta segunda-feira, 20 de novembro de 2023, a sua primeira vitória na zona africana para o Campeonato do Mundo de Futebol 2026, ao vencer a seleção de Djibuti por uma bola a zero.

O golo dos Djurtus foi marcado por avançado Mauro Teixeira, permitindo assim a seleção nacional ossomar mais três pontos na tabela de classificação do grupo A para a qualificação ao mundial de futebol 2026, a realizar-se nos Estados Unidos de America(EUA), México e Canadá.

A partida foi realizada no Cairo, Egipto, casa emprestada pela seleção de Djibuti, com fraca presença do público nas bancadas. A Guiné-Bissau teve maior sorte e conseguiu somar três importantes pontos na luta pela qualificação para o Mundial.

Embora os “Djutus” tivessem maior posse de bola durante toda a partida entre as duas seleções que procuram marcar presença pela primeira vez no mundial, o jogo foi equilibrado, com 5 remates à baliza para cada lado e valeua eficácia da seleção nacional.

Aos 39 minutos da partida, a Guiné-Bissau fez o único golo da partida por intermédio de Mauro Teixeira, num remate dentro da grande área e sem hipóteses para o guardião adversário. Após o golo da seleção nacional, o Djibuti tentou criar algumas jogadas em busca da igualdade, mas sem grande perigo para o guardião que hoje completou mais um aniversario de vida.

A entrada para segunda parte, a equipa técnica da Guiné-Bissau liderada por Baciro Candé fez duas alterações. Tirou João Pedro e Famara Quizera, fazendo entrar na partida Jefferson Encada e Franculino Djú, mas nada melhorou relativamente à postura da equipa.

Já a seleção de Djibuti, que vem de uma pesada derrota na primeira jornada frente à seleção do Egipto, por 6 a 0, melhorou bastante nos primeiros 15 minutos, fazendo alguns remates a baliza de Jonas Mendes.

Com a subida do rendimento do adversário, a Guiné-Bissau fez alguns mudanças táticas bloqueando a sua baliza perante as investidas da seleção de Djibuti. Aos 82 de minutos,  o defesa direito da seleção nacional, Houboulang Mendes, foi expulso da partida após cometer uma falta contra o avançado da seleção do Djibuti que quase ficava isolada cara a cara com Jonas Mendes.

Apesar de ficar reduzido a um jogador, a turma nacional teve duas chances para fazer dois golos, mas não soube aproveitar estas oportunidades. Após uma grande assistência de Dalcio Gomes pela direita, Mama Baldédesperdiçou o lance.

Volvidos dois minutos, Mama Baldé, que joga em França, fez um grande trabalho desde o meio campo até a grande área e voltou a desperdiçar novamente esta oportunidade.

O resultou não alterou e a Guiné-Bissau somou assim a vitória nesta caminhada para o próximo mundial. Com este resultado, a seleção nacional tem agora 4 pontos na tabela classificativa do grupo, graças ao empate a uma bola frente à seleção de Burkina Faso na primeira jornada e a vitória, agora, frente ao Djibuti.

A tabela classificativa do Grupo A é liderada pela seleção do Egipto com 6 pontos, após as duas vitorias consecutivas. A seleção de Burkina Faso tem um ponto e joga amanhã frente a Etiópia, que também tem um ponto.

A Serra Leoa, que perdeu nesta segunda jornada frente à seleção do Egipto,  tem um ponto e Djibuti tem zero ponto na tabela classificativa.

As seleções só voltam a jogar para fase de qualificação para o Mundial 2026 em 2024. Para a terceira e quarta jornada a Guiné-Bissau vai receber em casa a seleção da Etiópia e a do Egipto.

Refira-se que a partida frente à seleção de Djibuti ficou marcada com a estreia de Carlos Mendes na seleção da Guiné-Bissau. O jovem avançado que começou o jogo como titular, joga atualmente no Bolton da Ingraterra.

A partida ficou ainda marcada com o regresso de Jonas Mendes a baliza da seleção e Fali Candé a equipa.

Os Estados Unidos, México e Canadá serão os países da sede do Mundial de 2026, que será a primeira edição desta maior competição de futebol em três países. Os dois primeiros países já foram sede em outras edições do Campeonato do Mundo.

Por: Alison Cabral

Written by: mileniofm

Rate it

0%