Ouvintes:
Ouvintes Top:
Emissões ao vivo em FM 100.4Mhz Música: Top Rádio
O novo ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Augusto Gomes, afirmou na quinta-feira, 21 de dezembro de 2023, que o principal objetivo da seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau no Campeonato Africana das Nações de Futebol (CAN’2023) a realizar-se na Costa de Marfim é garantir o apuramento para a fase seguinte desta maior competição africana.
O governante falava aos jornalistas no final do “Roteiro” sobre a participação da Guiné-Bissau no próximo CAN, realizado num dos hotéis da capital Bissau.
Gomes, que assume pela segunda vez a pasta da Cultura, Juventude e Desportos, assegura que já transmitiu ao presidente da Federação de Futebol do país (FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto”e ao Selecionador Nacional, Baciro Candé, respetivamente, que a palavra de ordem da seleção nacional é garantir a qualificação a fase seguinte da competição.
“O que todos os guineenses estão a pedir hoje é para que a seleção nacional alcança a fase seguinte do CAN, por isso, esta vontade nacional que pode até sentir-se numa criança é a condição para que desta vez, a seleção nacional possa disputar os jogos dos quartos-finais, meias-finais e torna-se numa seleção vencedora, porque demonstrou que tem qualidade para sair como uma seleção vencedora doCAN’2023 na Costa de Marfim”, disse.
“O apuramento para fase seguinte é a palavra de ordem da seleção nacional. Não é a primeira vez que estou a dizer isso, eu já tinha dito isso ao selecionador nacional e ao presidente da FFGB, na primeira vez que estive a frente deste Ministério, devido aos esforços que fizemos juntos e concluímos que desta vez a seleção nacional deve realizar este objetivo”, explicou Augusto Gomes.
Gomes, que é o novo ministro dos Desportos, prometeu que o executivo liderado por Rui Duarte Barros vai assumir todas as despesas da Seleção Nacional na sua quarta participação consecutiva no CAN’2023.
Na sua curta declaração à imprensa desportiva, Gomes enalteceu o trabalho feito pelo executivo que permitiu à Guiné-Bissau qualificar-se novamente para o maior torneio de futebol em África.
Em reação, o primeiro vice-presidente da FFGB, Celestino Gonçalves “Tinex”, mostrou-se convicto que a Guiné-Bissau vai apurar-se para a fase seguinte da prova que vai arrancar no próximo mês de Janeiro de 2024.
“Esperamos que na próxima edição consigamos pela primeira vez garantir a qualificação para fase seguinte, porque o nosso lema é a vez dos “Djurtus”, afirmou Celestino Gonçalves “Tinex”, nas suas breves palavras no ato apresentou do Roteiro.
O evento não contou com a presença do presidente do organismo, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, uma vez que está fora do país juntamente com a secretaria Geral da FFGB, Virgínia da Cruz.
O Roteiro apresentado por uma comissão composta por 18 elementos, incluí um Plano de Comunicação e Marketing, o Plano de Mobilização de Recursos e de Promoção da Cultura Nacional e o Plano Desportivo e Logístico.
Na apresentação do Roteiro, o presidente da Comissão desta Iniciativa, Alfredo Handem revelou que um grupo de jogadores da seleção nacional chegarão ao país no dia 28 de dezembro e a última parte chega no dia 02 de janeiro.
Além da seleção nacional, estarão na Costa de Marfim 50 adeptos nacionais, que vão viajar de autocarro, e a imprensa desportiva no sentido de acompanhar a atualidade do dia a dia dos Djurtus.
O Jornal O Democrata apurou junto do Gabinete da Comunicação da FFGB que o Selecionador Nacional, Baciro Candé, vai divulgar esta sexta-feira a lista dos jogadores que vão participar no CAN’2023 na Costa de Marfim. A divulgação da lista será na sala de imprensa do Estádio Nacional 24 de Setembro, pelas 11 horas.
A Guiné-Bissau, de acordo com as informações apuradas, vai realizar um jogo amistoso com a sua congênere do Mali antes do início do CAN. O jogo terá lugar em Bamako no dia 06 de janeiro de 2024 pelas 19h00 horas.
A Guiné-Bissau foi sorteada no Grupo A, em que pontifica também a anfitriã Costa do Marfim, a Nigéria, treinada pelo português José Peseiro e três vezes vencedora da competição, e a Guiné-Equatorial.
Os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos qualificam-se para os oitavos de final, bem como os quatro melhores terceiros.
A 34.ª edição da Taça das Nações Africanas vai decorrer na Costa do Marfim, entre 13 de janeiro e 11 de fevereiro de 2024.
A competição deveria ter sido realizada entre 23 de junho e 23 de julho deste ano, mas acabou adiada para o próximo ano, devido ao risco de inundações naquele país o que veio mesmo a ocorrer.
Por: Alison Cabral
Por: mileniofm
Receba notícias da Milénio FM 100.4Mhz.
A sua subscrição foi efetuada com sucesso.
Dos jogos emocionantes às histórias fascinantes dos locais desportivos, mergulhe no mundo do desporto como nunca antes. Todos os sábados e domingos, uma visita única espera por si na sua rádio favorita!
close1
LIL AS
© Milénio FM - Com todos os deiretos reservados. Designed by: TuduTicket, LDA